ABC

Desafio

 

Mais do que vender materiais de construção, o ABC orienta seus clientes no momento da compra. Para isso, seus vendedores precisam ter todas as informações necessárias com prontidão e todo o conhecimento possível sobre os produtos da rede e sobre as obras a serem realizadas.

Além do atendimento nas lojas, também são realizadas visitas às obras para que os vendedores possam indicar os melhores materiais de acabamento em cada caso e as quantidades adequadas de cada item a ser utilizado na construção ou reforma das casas.

 

As necessidades do cliente

  • Obtenção de informações dos produtos com urgência e exatidão;
  • Consultas de disponibilidade e quantidade dos produtos em estoque;
  • Vendas casadas, com produtos associados e sugestões de combos;
  • Cálculo de quantidades necessárias;
  • Atendimento personalizado e completo;
  • Proatividade nas vendas.

Solução

 

"Quando se trata de atender aos consumidores, fatores como o tempo, a velocidade e as informações fornecidas são fundamentais para a decisão de compra. Na atualidade, as soluções de mobilidade permitem uma economia de tempo significativa e o acesso às informações necessárias em tempo real, oferecendo, assim, agilidade aos processos tanto de compra como de venda. Os tablets oferecem essas características, por isso a importância de adaptá-los nas lojas como ferramentas de apoio para os vendedores, habilitando-os a melhorar substancialmente a experiência de compra", diz Miguel Martinez Noguerol, vice-presidente Corporativo de Vendas e Operações para América Latina e Caribe da Motorola Solutions.

Aproveitando o poder da mobilidade, foi desenvolvido um sistema consultivo de vendas proativo e inteligente, que atendeu às necessidades do ABC de oferecer sempre um atendimento completo e diferenciado.

O aplicativo foi baseado na solução Smart Sales, utilizando o poder dos tablets e smartphones formando uma plataforma de venda assistida que trouxe apoio a todas as etapas da construção ou reforma. O aplicativo permite acesso rápido e instantâneo às informações dos produtos, como disponibilidade de estoque, variações de cores e tamanhos, preços, detalhes técnicos, comentários, preferências de clientes, bem como sugestões de composição e produtos similares. O app relaciona produtos similares ou em grupos, destaca produtos e promoções, traz informações detalhadas sobre cada item, entre outras funções que apóiam todo o processo de vendas.

Com o uso do app, será possível avaliar questões estéticas e funcionais (como qual o melhor encanamento, telhado, piso, entre outros materiais, para cada construção), levando em conta o local, a estrutura e diversos outros fatores. A quantidade adequada de cada material e os produtos relacionados também são dificuldades comuns de quem está construindo ou reformando. Outro adicional é a realização de vendas de acordo com as diversas fases da obra.

Ao acessar o app, que automaticamente exibe os produtos associados, o vendedor evita perder uma venda por esquecimento destes itens extras, além de obter informações corretas e imediatas.

Principais funcionalidades do sistema

 

  • Consultoria completa: venda orientada, quantidade correta, materiais adequados a cada situação;
  • Catálogo com todos os produtos;
  • Cálculo de material necessário;
  • Visualização de estoque de produtos, vendas associadas, materiais complementares e todas as demais informação necessárias instantaneamente em suas mãos.

 

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A rede mineira de lojas de construção ABC (Atacado Brasileiro da Construção) é a maior rede de materiais de construção de Minas Gerais, com 23 lojas em 14 cidades do estado e com planos de expansão para 47 lojas nos próximos três anos. O ABC atua no segmento de acabamentos para construção civil, fornecendo materiais desde tubos e conexões até a fase final, ou seja, revestimentos, louças, metais telhas e tintas.

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